Sete de Setembro


A independência do Brasil - anunciada dia 7 de setembro, e aprovada na Assembléia no dia 12 de outubro de 1822 -, foi apenas o processo inicial. Do Rio para o Sul, as províncias aderiram à independência. Mas do Rio para o Norte as províncias se mantiveram ligadas a Portugal.

D. Pedro I, que não tinha Exército nem Marinha, que eram de Portugal, contratou um almirante escocês, que estava no Chile - Cochrane- e um general francês que estava na Colômbia - Labatut - e entregou a eles a responsabilidade de organizar forças "leais ao Rio de Janeiro" e tomar o Nordeste e o Norte do Brasil. A luta foi especialmente sangrenta na Bahia, em Salvador. Por quase um ano ocorreu esta luta pela independência.

Só em setembro de 1823, as províncias estavam sob o controle do Rio de Janeiro. E só em 1825 a independência do Brasil foi reconhecida pela Inglaterra. Assim mesmo o Brasil teve que pagar uma enorme indenização a Portugal que gerou uma dívida externa cujo serviço, até o final do Império em 1889 (com exceção da guerra do Paraguai), era a principal despesa fiscal.

<< Home