Professor Chico de Oliveira


Da entrevista do professor Chico de Oliveira ao caderno ALIÁS do Estado de São Paulo.

-O impeachment político a Lula já foi dado. Ele não governa mais. E só chegará ao fim do mandato monitorado pelo PSDB e pelo PFL. Há quantos meses o Congresso está parado? Já não passa nada a não ser em acordo com esses partidos. Então, o impeachment político já foi dado e só não vai haver o jurídico porque não interessa.

-Ficou o lulismo. Lulismo é a combinação do carisma de Lula com essa vasta clientela que está sendo criada com programas como Bolsa-Família. O lulismo, se confrontado com a literatura latino-americana, é um populismo diferente do de Vargas, Perón ou Cárdenas. Estes fizeram de forma autoritária a inclusão dos pobres na política. Já o lulismo tira os pobres da política e os leva para o clientelismo. Alimentar esse lulismo é o pior cenário para o PT.

- Esse governo acabou. Será monitorado pelo PFL e pelo PSDB, que, a cada momento, vão tirar da cartola uma nova acusação. Do ponto de vista administrativo, resta um ano e meio de Presidência. Portanto, continuará como mero governo administrativo, sem capacidade de operar reformas.

<< Home