Polônia, Conservadores e Liberais com Quase 70% do Parlamento


O partido da oposição, Lei e Justiça, liderado por Jaroslaw Kaczynski, venceu hoje as
eleições para o parlamento da Polônia, com 27,8% dos votos, ou 163 cadeiras, na frente do outro grupo de oposição, Plataforma Cidadã, com 24,1%, ou 142 cadeiras, de acordo com uma pesquisa de boca de urna. Isso permitirá que os dois partidos mantenham suas promessas pré-eleitoral de uma coalizão.

Ambos partidos concordam em focar no estímulo ao crescimento econômico e na redução da taxa de desemprego de 18%, a ma
ior na União Européia, ao mesmo tempo em que abaixa os impostos e diminui o déficit orçamentário para poder adotar o Euro.

Dois outros partidos de oposição terão representação no Parlamento polonês, o Auto Defesa e o Liga das Famílias Polonesas ambos com 10,4%, segundo a pesquisa de boca de urna. Pouco abaixo da votação do atual partido que domina o Parlamento, a Aliança Esquerda Democrática, com 11,2%, ou 49 cadeiras.

Jaroslaw. Kaczynski é crítico da Alemanha e denunciou o que acredita ser uma política excessivamente amigável com Moscou. O governo novo será mais porta
-voz de sua sustentação da oposição em Belarus e mais crítico do presidente Putin.

Há dois fatos curiosos sobre o futuro Primeiro Ministro Polonês (foto com fundo laranja), ele é irmão gêmeo de Lech Kaczynski (foto com fundo branco), que está tentando as eleições para presidente do paí e ambos trabalharam em um filme do antigo bloco soviético, onde tentavam roubar a lua. Dizem que a
única coisa que diferencia os dois é que Lech é casado e Jaroslaw é solteiro.

Lech está, segundo pesquisas, com 34,8% das intenções de voto, um pouco atrás de Donald Tusk do Plataforma Cívica que está com 38,9%.

<< Home