Opinião: Foco no Executivo


O noticiário deste final de semana - do JN aos jornais - caminhou na direção de deslocamento do foco para o Congresso e para os Partidos. Pode ser que o caso Severino e o congresso do PT, tenham ajudado. Mas deste é um risco e um erro, que os políticos e os partidos tem que corrigir, ajustando o foco de suas iniciativas em direção ao Executivo.

O centro da crise é um processo de corrupção e Caixa 2 generalizados. patrocinados, organizados e promovidos, pelo Poder Executivo, pelo Presidente e seus delegados. Praticamente a única exceção neste fim de semana, foi o caso Daniel Dantas, que ajudou a ampliar a ansiedade por seu depoimento à CPI, tendo em vistas as relações estabelecidas com Lula, Dirceu e Gushiken, e a suspeita de estar na origem do mensalão, até o início de 2005.

O caso Severino deve ser investigado, e se for o caso, punido, mas sem que o foco mude para o Congresso e Partidos. Esse é o jogo do Governo.

A imprensa repercutiu, naturalmente. Mas os fatos a serem repercutidos devem sair dos políticos que não podem fazer apenas o jogo da audiência.

<< Home