Cavaco Silva Pode Vencer no Primeiro Turno


Já tem 48,5% para Presidente de Portugal

Diario de Noticias.
Cavaco Silva tem uma enorme vantagem sobre os seus adversários na corrida ao Palácio de Belém, mas, de acordo com os dados do barómetro elaborado pela Marktest para o DN e a TSF, a folga poderá não ser suficiente para vencer as eleições presidenciais à primeira volta. Se tiver que disputar um segundo sufrágio, Manuel Alegre poderá ser um adversário mais complicado do que Mário Soares.

Mas nem um nem outro beliscam as hipóteses do professor, que esmaga na segunda volta. O barómetro aparentemente confirma a tese de que a pulverização de candidatos à esquerda poderá dificultar uma vitória de Cavaco Silva no primeiro sufrágio. Perante quatro candidatos fortes à sua esquerda, o antigo líder do PSD atinge os 48,6%.

Na primeira volta, Cavaco fica muito à frente de Soares, que não ultrapassa os 14,5%. A seguir ao candidato apoiado pelo PS surge outro socialista Alegre chega aos 10,9%. O professor de Finanças Públicas é o vencedor em qualquer caso, sempre com intenções de voto da ordem dos 58%, mas Alegre consegue um melhor score do que Soares. Se passasse à segunda volta com Cavaco, o deputado socialista chegaria aos 25,4%. Mas se o segundo sufrágio fosse entre Cavaco e Soares, este ficaria pelos 22,7%.
Blog do Cesar Maia

<< Home