Zero Hora Entrevista Lula III


Mas o partido foi acusado de tentar barrar as investigações, lutando contra a criação de CPIs.

Lula em 11/11/2001 - O PT, todos sabem, tem lutado de modo firme contra a corrupção, em qualquer nível, e pela absoluta e imparcial apuração dos fatos. Tem defendido a instalação de CPIs todas as vezes em que as denúncias de desmandos justificam tal medida. É por temer o futuro que se avizinha que os políticos conservadores vão tentar fazer de tudo para lançar o PT na vala comum da corrupção brasileira. Mas nós temos o antídoto. O PT apura e pune. E os outros?

Não se corre o risco de a sucessão de denúncias banalizar a corrupção e alimentar um clima de que todos os políticos são iguais?

Lula em 16/07/2000 - O corrupto, além de roubar dinheiro público que deveria estar sendo utilizado em obras e serviços para melhorar a vida da grande maioria do povo brasileiro, destina parte do arrecadado para fazer corrupção eleitoral. A sociedade não pode encarar mais esse escândalo como coisa banal, corriqueira, pensando que "isso não tem jeito e sempre foi assim". Tem jeito, sim. Há políticos sérios e comprometidos com a ética e com o bem público. O PT não faz milagres nem é formado por santos.

A população só se desilude ou consegue aprender algo com a crise?

Lula em 19/03/2000 - Felizmente, o povo brasileiro está ganhando consciência cada vez maior de que é necessário combater radicalmente a corrupção no país. O impeachment de Collor foi uma vitória histórica e educativa. O fortalecimento da democracia faz crescer a exigência de maior transparência e participação do povo na coisa pública. Quanto mais eu vejo denúncias sérias de corrupção, mais eu me orgulho do papel que o Partido dos Trabalhadores tem desempenhado nessa luta.

<< Home