Sugestão de Leitura Para os Membros das CPIs


New York Times de hoje.

Estudo revela utilidade da fofoca

Os homens parecem tão dedicados ao mexerico quanto as mulheres

Benedict Carey
Em Nova York
Tradução - UOL


A fofoca era desprezada pelos pesquisadores como pouco mais do que barulho de fundo, tolices sem função útil. Atualmente, porém, eles dizem que é parte central de qualquer estudo de interação do grupo.

As pessoas acham a fofoca irresistível por uma boa razão: não só ela ajuda a esclarecer e reforçar as regras que mantêm as pessoas trabalhando juntas, mas circula informações cruciais sobre comportamentos, que não podem ser publicadas em um manual do departamento.

Segundo os psicólogos, a fofoca tanto pode manchar reputações quanto oferecer uma porta de entrada aos grupos e uma rede de segurança para os membros que se sentem ameaçados.

"Havia uma tendência em depreciar a fofoca como informação pouco confiável" e que não merecia estudo sério. "No entanto, a fofoca parece ser uma interação sofisticada e exercer várias funções. Ela é importante para policiar comportamentos e definir quais são os membros aceitos de um grupo", disse David Sloan Wilson, professor de biologia e antropologia da Universidade Estadual de Nova York em Binghamton e autor de "Darwin's Cathedral", um livro sobre a evolução e o comportamento grupal.

Quando duas ou mais pessoas se juntam para compartilhar informações privilegiadas sobre uma terceira pessoa ausente, freqüentemente estão espalhando notícias importantes e estabelecendo um ritual mutuamente protetor, que pode ter evoluído dos comportamentos grupais ancestrais, argumentam alguns biólogos.

O material mais saboroso são traições entre amigos e conhecidos, mentiras e trapaças. A maior parte das pessoas passa suas melhores histórias a pelo menos duas outras pessoas, dizem as pesquisas.

Isso se ramifica por quase todos os grupos sociais e funciona, em parte, para evitar que as pessoas se afastem demais das regras do grupo, escritas ou não, dizem cientistas sociais.

(manhã)

<< Home