PFL e PMDB Devem Estar Juntos


Trechos da entrevista de Cesar Maia ao VALOR de hoje

Como pode ter uma crise dessa na federação e pelo menos seis governadores não se reúnam para dizer alguma coisa?

O que está se discutindo no PFL é de que maneira o partido se soma a outras forças políticas para intervir nesse processo. Intervir com idéias. A minha é de que deveria ser recosturada a Aliança Democrática entre o PFL e o PMDB.

O presidente Lula não está fazendo uma aliança com o PMDB, mas com parlamentares. O PFL deveria se reaproximar do PMDB e discutir no quadro que estamos vivendo, a partir da enorme experiência que os dois acumularam .

O PSDB sendo um partido competitivo para as eleições presidenciais, a contribuição que daria seria muito pequena. Neste momento não correria riscos, não avançaria propostas.

Os deputados do PSDB afirmam que o ex-presidente FHC disse que o PT cometeu um erro em 1992, quando resolveu ser o paladino do impedimento de Collor. Disse que o PT deu um abraço de afogado em Collor. Agora, o PSDB não podia cometer esse erro.

A orientação de FHC é que o PSDB não seja instrumento de esgarçamento desse processo, porque ele - PSDB - será o beneficiário. Se essa é a posição do PSDB, ele não pode ser parte de um processo que tem que ser ativo. Tenho defendido há uns 30 dias isso no PFL. O PFL e o PMDB deveriam estar juntos. E entender o jogo do presidente. Dariam uma grande contribuição.

(tarde)

<< Home