O Vazio do PT


Trechos do Editorial da Folha de São Paulo.


O VAZIO DO PT

O que será do PT? A sucessão de erros da cúpula do partido e do governo Lula da Silva já redundou no esfacelamento da credibilidade e do alegado patrimônio ético da legenda, criando uma situação que deverá provocar mudanças significativas no próprio sistema político-partidário do país.

Aqueles que acompanham o caótico processo em curso no partido não têm dúvida de que haverá uma cisão. A chamada esquerda petista, alijada do poder pelo grupo de Dirceu e Lula, ou deixa a legenda, para se juntar aos que dela foram anteriormente expurgados, ou conquistam o controle da agremiação e dela tentam expulsar seus antigos controladores. Por ora, o quadro é de crise de autoridade. Se nutrem ambições eleitorais, será difícil que venham a abrir mão do generoso horário gratuito de rádio e TV a que faz jus a legenda.

Certo é que o país já perdeu uma referência ética oposicionista e ganhou um governo medíocre, enredado num incrível esquema de corrupção. O vazio representado pela subtração do antigo PT da cena política e a pulverização das forças de esquerda devem acarretar um rearranjo cujas características e dimensões ainda estão por definir.

(manhã)

<< Home