E Por que o deputado do PT é Diferente?


Essa história de dívida de campanha não convence. Com exceção de onde houve segundo turno. Surpreendente!

Na trilha da grana

Coluna Ilmar Franco- O Globo.

A assessoria técnica do PSDB produziu um gráfico relacionando os saques no Banco Rural com a agenda política dos dois primeiros anos do governo Lula. Os dados mostram que os petistas receberam 64,37% e o PL 25,51% dos repasses do valerioduto em 2003. Mais de dois terços dos saques de petistas ocorreram entre janeiro e junho de 2003. Esse fluxo de recursos sugere que o dinheiro foi usado para pagar dívidas da campanha de 2002.

O PL recebeu 45% dos recursos no início de 2003, quando o partido estava ampliando sua bancada, e o restante, de agosto a dezembro, quando o Congresso votava as reformas da Previdência e tributária. Em 2004, o PT recebeu 32% do dinheiro do valerioduto, o PP 25%, o PTB 24% e o PL 14%.

A análise dos números sugere que a maior parte do dinheiro foi usada para financiar candidaturas nas eleições municipais. Depois de julho, o PT recebeu mais de 50% de seu quinhão, o PTB 80%, o PP 60% e o PL 40%. A participação do PMDB no esquema foi marginal. O partido levou apenas 3,5% nos dois anos.

(manhã)

<< Home